Reajuste salarial eleva salário inicial de Soldado da PM de SC para R$ 7.290 |
Um dos maiores desafios do cenário político nacional e internacional é distinguir notícias verdadeiras das chamadas "fake news", além de conseguir dar conta da quantidade de novas informações que surgem a cada minuto sobre diferentes assuntos. A jovem Ana Carolina Noronha de Oliveira Santos, de 16 anos, criou um aplicativo que tenta ajudar o público a consumir informação de qualidade, reunindo dados das principais crises da atualidade. A jovem mineira é aluna da codebuddy, escola de tecnologia especializada em programação, robótica e segurança digital para crianças e jovens de 7 a 16 anos.
O aplicativo mostra os diferentes tópicos logo na primeira tela e, a partir da escolha do tema, é possível navegar pelas opções "informações", "doações", "como ajudar", "notícias", "abaixo assinado" e "fotos e vídeos". No caso das fotos e vídeos sobre o assunto, Ana Carolina também fez um site com as imagens, além de posts para serem compartilhados nas redes sociais e vídeos explicando a situação de forma mais didática.
Entre os assuntos escolhidos pela jovem estão questões importantes como as queimadas no Pantanal brasileiro, o movimento 'Black Lives Matter', a situação política na Nigéria, os campos de concentração na China e a situação política no Líbano. "Meu projeto é um aplicativo que contém informações sobre as crises que estão acontecendo no mundo. Precisamos saber que podemos confiar nas informações e também encontrar meios de ajudar", explicou a estudante.
"Atualmente não temos uma plataforma sólida que envolva todas essas crises que estão acontecendo no mundo. Além disso, esta é uma plataforma confiável, ainda mais em meio a um mundo dominado por fake news. E temos que ter sempre um lugar que possa ajudar o próximo", completou a jovem sobre o aplicativo que é totalmente gratuito.
Crianças como Ana Carolina ganham muito com o acesso à técnicas de programação desde cedo: o contato com esse tipo de aprendizado ajuda no desempenho em sala de aula, auxilia no desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático e cria mecanismos naturais para uma inserção posterior no mercado de trabalho. A importância da programação para crianças e jovens é uma tendência mundial. Atualmente, o sistema de ensino público norte-americano espera que a ciência da computação seja matéria obrigatória no ensino médio nos próximos anos.
Deixe seu comentário